sexta-feira, 1 de maio de 2009

15 anos sem um Oportunista

Hoje fazem 15 anos que faleceu acidentalmente Airton Senna da Silva.

Sei que o tema é melindroso e tenho certeza que muitos não vão gostar do que escreverei, mas não posso me furtar sem dizer nada num dia em que a rasgação de seda é enorme.

Assim como quem torce para o Palmeiras não torce para os bambis, quem torcia para o Piquet não torcia para o Senna. Mas esse não é apenas o único motivo para que eu torcesse para o insucesso deste infeliz. Senna era um cara egoísta, que queria ganhar a qualquer custo. Conquistar era a prioridade, mesmo que tivesse que jogar seu carro sobre o adversário para a conquista de um campeonato.

Fazendo um paralelo com nossa realidade hoje, foi o que a dupla Mancini/Domingos fizeram com Diego Souza para tirá-lo da partida.

Piquet era o patinho feio (apelido que conquistou enquanto corria). Nunca teve o respeito da mídia em sua época de piloto, trabalhava junto com os mecânicos para o acerto do carro e mesmo quando estava na Willians e possuía um carro bom, tinha problemas com o favorecimento da equipe para seu companheiro (?) Mansell, como ocorreu estes tempos atrás com a McLaren apoiando ao Hamilton em detrimento ao então campeão mundial Alonso.

Mesmo assim, Piquet conquistou ao longo de sua carreira 3 títulos mundiais, contando praticamente com seu próprio esforço e mandando o resto plantar bananas (pra não dizer algo mais ofensivo).

Ao contrário de Piquet, Senna era carismático e contava demais com o apoio da mídia, onde a TV Globo transformou-o em herói nacional. Nos anos em que esteve no ápice de sua carreira, protagonizou grandes duelos, seja com Piquet, Mansell e principalmente Prost, atuando na mesma equipe (McLaren) e diferentes (MacLaren/Ferrari) e pouco antes de sua morte, perdeu TODAS as corridas para o mito que acabava de surgir Schumacher.

Schumacher acabou transformando-se no maior piloto de todos os tempos, o maior vencedor da categoria, assumindo o posto que Airton um dia queria chegar. De nada adiantou este oportunista jogar o carro sobre Prost para conquistar um campeonato, de parecer um leproso quando conquistou uma vitória (com todo o mérito) no Brasil num carro com problemas no câmbio e de ter abandonado a equipe que lhe deu tudo (McLaren) e ir para a Willians dar continuidade à sua busca pessoal de tornar-se o maioral, o mito.

Reconheço que foi um grande piloto, mesmo torcendo contra. Comparando-se hoje o vejo como os dirigentes bambis, onde não importa os métodos usados, seja eles certos ou errados, lícitos ou ilícitos (vide Madonnão). Sei que foi torcedor do gambá, mas este sentimento de vencer a qualquer custo, não tem como não fazer esta comparação.

E voces leitores o que acharam destas mal traçadas linhas?

26 comentários:

Ita Souza disse...

Olá amigo Palestrino.

Respeito sua opinião,mas não posso deixar de discordar de vc.

Vamos por partes:

Eu como palmeirense nunca deixei de torcer para o Airton Senna ou pelo Nelson Piquet e,acredite torço até para o péssimo piloto Felipe Massa,assim como estou torcendo para o Nelsinho Piquet.
O Único que não me dou o trabalho de torcer é o Rubinho.Não por ele ser um corinthiano,mas por ele ser um fracassado e um vendido.

O fato do senna ser um "egoista" também não concordo.
Vc diz"Ele queria ganhar a qualquer custo",esse na minha visão é o espirito de um vencedor.Ou será que vc na sua vida não quer vencer,vencer e vencer ?

Sobre sua opinião de que ele jogou o carro e cima do adversário(PROST) é um ponto de vista seu.

Na F1,assim como no futebol existe a disputa por espaços na pista, principalmente nas cursos.

Toda corrida é a mesma coisa até os dias de hoje,e quando gente não gosta do piloto em questão,a impressão é que o piloto jogou o carro em cima do adversário.

Não posso deixar de discordar ao vc chamar o Shumi de MITO.

Ganhar corridas não significa ganhar titulos,o Felipe Massa que o diga,o Shumi ganhou sete titulos porque não tinha pilotos à sua altura.

Queria ver se ele seria Hepta se, tivesse ao longo de toda a sua carreira, disputado com Airton Senna,Nelson Piquet,Alan Prost,Mansel,NiKI Lauda e por a vai.

O fato dele parecer um leproso ao levantar um trofeu.SE não me engano,essa ocasião foi aquela que heróicamente ele levou no braço, o carro com apenas duas marchas.SE fosse outro piloto teria desistido.

Respeito a sua opinião,mas O SEnna foi um heroi,no minimo pra mim,assim como o Piquet.Não estou nem ai para que time eles torciam.

"No momento em que você se senta em um carro de corrida e está competindo para vencer, um segundo ou terceiro lugar não o satisfazem. Ou você se compromete com a vitória, ou você para de arriscar a sua vida sem ter uma causa por que lutar"SEnna.

abraço

Adriano Lira disse...

Você comparar Senna a um leproso depois de fazer o que fez naquela corrida me encheu de nojo. Por um acaso cheguei ao seu blog e com certeza nunca mais acessarei isso. Tem valores que são muito mais importantes que um time de futebol. Sem mais.

Junior disse...

Parabéns pela coragem e lucidez.

Você acaba de desafiar o grande queridinho da globo e, consequentemente, de toda horda de seguidores e acéfalos espectadores deste câncer midiático.

Muito do que você falou, eu transporia para o novo queridinho: Ronaldo, o maior mercenário que o futebol viu nos últimos anos.

Parabéns!

Dono das Porcas disse...

vai dar o cú o safado!

Silvinho disse...

Sou um eterno fã de Nelson Piquet, a quem foi criada a famosa musiquinha do Tan Tan Tan (Tema da Vitória). Adorava quando o Piquet dava entrevistas cutucando o Senna. O Piquet adorava sacanear o Senna insinuando que ele era homossexual. Piquet foi o piloto mais técnico, o mais "arrumador de carro" da história da F1. Entregou de bandeja a Benetton para o Shumacão,forma pela qual ele tratava o alemão.
Entendo o seu texto e você com certeza será bombardeado. Mas a morte do Senna foi um fato de comoção mundial, que emocionou a todos

Belinha disse...

opiniao é isso ae
temos que respeitar
da msm forma que vc tem que respeitar quem discorda da sua
que a globo faz seu lobby midiatico isso é fato mas globo e nenhuma tv pode fazer um piloto
o bambi massa mostra bem isso ,qnd se pede dele uma volta rapida ele faz agora pede isso para o pe de chinelo
o senna foi o melhor e isso nw sao os brasileiros que dizem e sim o mundo
no japao senna é venerado como heroi e aki nw tem globo
ele ganhou seu ultimo campeonato com um carro muito inferior
o schumi ganhou alguma vez com carro inferior:? se ganhou nw lembro
o piquet é um dos maiores mas nw pareo par5a o senna
o piquet com a willians (semelhante a maclarem e ferrari hj em dia) perdeu tres corridas para a lotus do senna (lotos seria hj uma qillians )
eu creio no que vi e nw no que o galvao diz
até para um palmeirense é heresia chamar senna de enganador

Unknown disse...

Um exemplos simples do cidadão.
Enquanto não era nada mais que um piloto buscando seu lugar, vivia nas gazetas ( tando radio como televisão) dando entrevista. Cansei de ver no gazeta esportiva, programa que ia ao ar as onze da manha na dita Tv. Também vi na Cultura, ia la no estudio de um pragrama chamado E HORA DE ESPORTE. Vi e ouvi em inumeros outros lugares do mesmo quilate. Ate que...

A partir de que ganhou o primeiro titulo mundial, não dava entrevistas pra mais ninguem a não ser Globo. RARISSIMAS EXCESSÕES.
AGORA VEM O PIOR.

E era de uma arrogancia, fdp, calhanice, qualquer adjetivo que seja pra qualificar, sem tamanho. Durante inumeros GPS BRASIL, ou em aeroportos em sua volta ao Brasil, ESSE CRETINO, era parado por varios reporteres para entrevitas e sabe o que ele fazia?

Imaginem a cena, ISSO PRA QUEM NÃO VIU POIS TENHO CERTEZA QUE UM MONTE DE GENTE SE LEMBRA DISSO. Estavam la os reporteres, ele parado na frente deles, e cara da band perguntava:
"E ai esta satifeito com seu carro?" E levavam o microfone a boca esperando uma resposta. E...
Simples o cara ficava parado e NÃO ABRIA A BOCA.
ISSO ELE FAZIA COM TODOS!!!
ATE QUE O REPÓRTER DA GLOBO, FAZIA A PERGUNTA E ELE RESPONDIA.

Veja bem, ele não tinha contrato de exclusividade nem nada com a Globo. A GLOBO NÃO TINHA CULPA NENHUMA, O REPORTER TAVA LA FAZENDO O TRABALHO DELE, COMO OS OUTROS.

O CARA, aquele mesmo que vivia rodando redações pra mostrar seu chapéuzinho do Banco Nacional pra dar uma entrevista e fazer MERCHAN, TINHA ESQUECIDO DO PASSADO, TINHA ESQUECIDO DE TODOS.

É ESSE CARA QUE O BRASIL TINHA COMO IDOLO. NO BRASIL É PROIBIDO CRITICAR:
1- CARNAVAL
2- CAETANO VELOSO E ACECLAS
3- JO SOARES E ACECLAS
4- AYRTON SENNA

PELA LISTA DA PRA VER QUE ESSE CARA TA BEM ACOMPANHADO.

Parabens pelo seu texto, mas acho que voce devia escrever um segundo sendo ain mais critico. Voce falou pouco desse FDP, ele tem muito mais podre.

um abraço.

D.G.

Anônimo disse...

No Brasil parece que é crime você não achar Senna um mito. Ou achar Schumacher MELHOR que Senna.
Eu acho e sempre fui "detonado" pela minha opinião. Era pequeno quando Piquet ganhou seu 1o caneco com aquela belíssima Brabham. Vi a carreira toda de Senna.
Para mim, Schumacher é o MITO. Dizem que ele não tinha concorrentes a altura (concordo) mas Senna tbm não (no máximo seu companheiro de equipe).

Senna ganhou um título jogando seu carro contra Prost mas Prost tbm o fez. E Schumacher tbm (2x, uma contra Hill e outra contra Villeneuve).

Enfim, Senna era queridinho da imprensa. O Brasil nunca deu o devido valor à Piquet e Émerson.
Rubinho é um bosta e Massa é muito chato. Nelsinho, coitado, esse é máscara pura.
Hoje em dia torço para o Alonso e torci muito ano passado p/ o Hamilton.

abs

Anônimo disse...

Concordo , sempre achei que a fama de melhor do Senna se deu por dois motivos:
1 - propaganda aberta , descarada e incondicional de Globo/Galvão.
2 - Morte de martir (domingo pela manhã coo Brasil inteiro assistindo).

Para a Belinha que disse que o Piquet não era páreo , sugiro o vídeo abaixo.

Alguns verão apenas como uma mera ultrapassagem. mas a verdade é que este é um rarissimo momento de um gênio, digno de Pelé , Jordan, Maradona , etc:



http://www.youtube.com/watch?v=CZ5hpo2m0QU

Anônimo disse...

Concordo , sempre achei que a fama de melhor do Senna se deu por dois motivos:
1 - propaganda aberta , descarada e incondicional de Globo/Galvão.
2 - Morte de martir (domingo pela manhã coo Brasil inteiro assistindo).

Para a Belinha que disse que o Piquet não era páreo , sugiro o vídeo abaixo.

Alguns verão apenas como uma mera ultrapassagem. mas a verdade é que este é um rarissimo momento de um gênio, digno de Pelé , Jordan, Maradona , etc:



http://www.youtube.com/watch?v=CZ5hpo2m0QU

Unknown disse...

Por favor..

Chamar Schumacher de mito pra mim seria a mesma coisa que chamar o narigudo bambi de mito, é um engano..

Voce leva em conta números, apenas...

E sabemos que não é bem por aí...

Piquet, competente, sim, mas azedo demais, sinto muito.

Quanto ao resto do texto, é um ponto de vista que deve ser respeitado. o Senna tinha um lado 'do mal' sim, é só ir se informar sobre os bastidores...alguém lembra da agressão ?

Bem, fica o comentário

Abraços

Thiago disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciano Stinchi disse...

Piquet bateu a 370km/h no muro de Indianapólis e tá vivo, com um pé maior que o outro, mas tá vivo.

o "herói queridinho" da globo bateu a 220km/h em imola e ta 7 palmos debaixo da terra no cemitério do morumbi.

Isso já diz tudo. Até pra bater o Piquet era mais competente.

Nunca gostei do senna e sempre torci contra mesmo. Arrogante, só ganhava quando tinha o melhor equipamento.

Thiago disse...

Piquet para sempre !


Ótima "dedada na ferida"... seu post tem potencial para se tornar o mais controverso de toda a historia da internet !!!

Abs,

Em tempo: no dia em que morria o Senna, o Palmeiras ganhava de virada do SPFW por 3 a 2, com um gol de cabeça do Maurílio, que acabara de entrar, calando a torcida que chamava o Luxemburgo de burro !!!

Luciano Stinchi disse...

Thiago, só uma correção. O gol do Maurilio foi de pé esquerdo, numa rebote de escanteio. Nesse escanteio inclusive, um zagueiro sujo das meninas (Valber) desistiu de cortar a bola e deu um soco na cara do Antonio Carlos...

@FKamers disse...

Só uma coisa, o Senna jogou o carro em cima de Prost, pois o mesmo fez o mesmo com ele um ano antes.

E concordo com alguém que disse mais a cima, que considerar Schumacher um mito é o mesmo que considerar R. Ceni um mito.

Bateu recordes? Sim, mas numa época em que o piloto não é mais nada que um boneco, onde o melhor carro ganha. E o exemplo ta aí esse ano.

Abraço

Giuliano Palestrino disse...

Cara, até respeito sua opinião, mas de boa:

vc tá louco.... Senna foi o MAIOR PILOTO DA HISTÓRIA DA FÓRMULA 1, e isso não foi a mídia que o fez. Tanto que ele é reconhecido no mundo inteiro como o MAIOR, e todos dizem que NUNCA haverá piloto igual.

Compará-lo com o MALDITO que foi e que é o PIQUET, é uma HERESIA... Piquet sim, era um oprotunista, invejoso e um SAFADO, que NUNCA foi piloto. Sabia acertar carros. SÓ ISSO. Mas é igualzinho o filho dele. Um NADA, e que só venceu porque não tinha concorrentes e um carro bom.

Ayrton (não é Airton), além de um piloto fora de série, acima de tudo era um ser humano sem igual, com CARÁTER e que AMAVA o seu país. Não um PILANTRA igual o Piquet (pai e filho), Massa, Rubinho, etc...

Schumacher realmente foi o melhor de sua época, é meu ídolo também, mas não existe comparação. ó correu com MERDA. Só foi o que foi, porque infelizmente a morte de Senna impediu o duelo dos dois. Senão, ele não teria metade dos títulos que conquistou.

Falar que é sacanagem o SENNA ganhar um título jogando o carro em cima do Prost, é coisa de quem NÃO ENTENDE NADA... Prost fez a mesma coisa no ano anterior... E era um piloto sensacional também.

Tanto que as palavras de ALAIN PROST após a morte de SENNA, foram as seguintes:

"SENNA ERA O ÚNICO PILOTO QUE EU RESPEITAVA"

Falar que Senna ficou igual um leproso, após ganhar a corrida só com duas marchas??? De boa, VAI SE TRATAR.

Sou PALESTRINO, graças ao meu avô italiano, que também adorava automobilismo e adorava o Senna. Cheguei ao seu blog devido a um link no Cruz de Savóia, um link desse post infeliz, e NUNCA mais entrarei aqui.

Só digo uma coisa: "Alguns fazem a história (SENNA), enquanto outros apenas TENTAM fazer parte dela (PIQUET)

Anônimo disse...

Vc esquece de um detalhe básico. Quando o Senna divide a curva com o Prost (Ferrari) e vão os dois para fora (dando o título a Senna), Senna apenas deu o troco do que Prost havia feito com ele no ano anterior quando ambos estavam na McLaren.

Sergio

Seo Cruz disse...

he he he... grande Marcelo!

Postei lá teu link e sabia que vc seria bombardeado, rsrsrsrsrs

Parabéns pela coragem e lucidez!

E assino embaixo teu texto!

valdir teodoro disse...

Pessímo texto e uma tremenda falta de respeito com o piloto e sua familia, muita ingenuo de sua parte achar que o Alemão venceu todas na pista, lamentavél sua opinião, deveria guarda-la para você.

Fabio disse...

Parabéns,

Voce escreveu o texto mais escroto que ja tive o desprazer de ler em toda internet.

Neo disse...

Achei seu blog por causa de um video sensacional de uma ultrapassagem do Piquet sobre o Senna que vc postou nos comentários de outro blog...sempre achei besta essa rivalidade entre torcedores do Senna e Piquet pq um não tira o brilho do outro e cada um do seu jeito foi genial pra mim...

...aí eu tive o desprazer de ver seu texto e seu blog como um todo...rasteiro...vazio e recheado do complexo de perseguição que caracteriza os palmeirenses de uma maneira geral...

...aí me dei conta que estava na "famosa" mídia palestrina...e vi que seu texto e blog toscos estavam no lugar apropriado...

o blog só é suportável pra quem é viúva da parmalat.

Pablo Henrique disse...

Grande Luciano Stinchi desculpa mas seu comentario sobre o acidente do Senna com o Piquet foi muito infeliz, ja vi gente saindo vivo de uma batida de frente a um caminhão e outra sendo morta por um leve choque com um carro, agora o Piquet por acado teve um ferro atravessando sua cabeça??? desculpa a sinceridade mais ai foi burrice mesmo.

Agora retornando ao assunto Senna, a Globo fez a parte dela, tinha exclusividade com a Formula 1, como a Band tem com a Indy, então era obrigação eles falarem bem do Senna, quer que o Galvão fale mal do cara em rede nacional? aff sem mais comentarios.

PS: Mal de Brasileiro ficar colocando defeito nos outros, primeiramente olhem seus defeitos para depois falar dos defeitos dos outros.

Luciano Stinchi disse...

Pablo Henrique, logicamente que foi uma piada. Acidente é acidente, qualquer coisa pode acontecer.

Fiz a piada mais pra mostrar meu ponto de vista que "até nisso" o Piquet era mais competente...

Unknown disse...

Nossa... cada coisa q leio... ainda bem q não sou burro q nem o autor do texto infeliz... deve ser frustrado igual o Piquet!!! Nunca mais entro aki...

Anônimo disse...

kra vc deve ser muito recalcado, Ayrton Senna foi o nosso maior desportista maior ate memso que Pelé que jogava muito mais a vida pessoal e uma merda (ñ assume paternidade de filha legítimamente comprovada por dna, tem filho envolvido com tráfico e outras coisas)mais dizer que Senna e oportunista ai ja eh demais, vc deve dar seu rabo por Prost. Qual e o esporte na face da terra que a pessoa se contenta em não vencer, sendo que o objetivo e esse.