segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Viver é um Risco


Desde que era criança, discute-se se o cidadão de "bem", aquele que não pertence a nenhuma organizada, deveria ou não ir aos estádios de futebol. Acho esta discussão improdutiva.

Antes de dissertar este tema, gostaria de salientar que não tenho o hábito de ir ao estádio em minha cidade (Uberlândia-MG), pois nunca monta-se time que presta e o clube vive cheio de irregularidades.

A violência atinge todos os setores da sociedade, não é exclusividade da periferia, muito menos apenas dos torcedores organizados. Para se ter uma ideia do que falo é verdade, basta abrir as páginas de jornais, sendo que não é apenas exclusividade do Brasil, pois a barbárie está disseminada em todo o planeta, desde os primórdios da humanidade.

O Juquinha em seu blog vive dizendo que apenas os sem juizos (não é este o termo, mas prefiro este do que usar "idiotas") vão aos estádios, dominados pela violência e pelas torcidas ditas organizadas. Senti na pele o desrespeito dos torcedores organizados quando fui ao Palestra assistir pela primeira vez a um jogo do Palmeiras, pegando de certa forma "birra" da Mancha e satisfação com a galera da TUP e Savóia, pois estes sim passaram a sensação de apoio ao time.

Mas voltando ao tema violência, o PVC fez um comentário em sua coluna na Folha de SP, de que foi assaltado quando ía com seu filho à uma festa de aniversário, nem por isso deixou de ir nas mesmas. Juquinha também na sua coluna de hoje na mesma Folha, disse que seu pai foi assassinado quando saía ou chegava em casa, e claro que apesar disso não deixou sair de sua residência.

Mesmo ficando em casa sofremos riscos, pois pode um avião ou parte de suas peças caírem sobre nossa residência (improvável, mas pode ocorrer), além claro de pessoas que constroem casas e apartamentos com materiais de qualidade duvidosa que sem ao menos sonharmos pode cair um dia sobre nossas cabeças.

Já sofri um sequestro relâmpago e meu irmão teve seu carro roubado quando saiu do trabalho. Nem por isso deixamos de andar de carro, muito menos de trabalhos e passeios. Não devemos deixar de fazer o que nos dá prazer por conta da violência, devemos eleger pessoas realmente competentes e cobrar atitudes necessárias para satisfazer nossos anseios, não apenas cuidarem de seus próprios interesses.

Vá aos estádios, prestigie sua agremiação, torça, vibre e principalmente: SEJA FELIZ!

2 comentários:

Catedral de Luz disse...

Vou periodicamente ao futebol. Prestigio meu clube de coração e nunca me envolvi em encrencas.

Tudo é questão de bom senso.

"Construir para poder conquistar! Acreditar sempre!"

Pinho disse...

boa!