terça-feira, 27 de outubro de 2009

A maldição dos artilheiros

Ser artilheiro de um campeonato sempre faz bem para o ego, mas ser artilheiro neste campeonato brasileiro de pontos corridos, pode ser o auge seguido pelo ostracismo no campeonato seguinte.

No brasileirão de pontos corridos, nunca o time campeão conseguiu fazer também o artilheiro. Será casualidade ou maldição?


Vejamos:


Brasileirão 2003
Campeão: Cruzeiro
Artilheiro: Dimba (Goiás) - 31 gols





Dimba foi o artilheiro do brasileirão de 2003, onde no segundo turno sendo dirigido pelo técnico Cuca, o time goiano fez uma ótima campanha, levando o atacante comedor de grama do Botafogo ao ápice de sua carreira. Em seguida teve insucessos pelos times por onde passou.



Brasileirão 2004
Campeão: Santos
Artilheiro: Washington (Atlético Paranaense) - 34



Neste ano, Washington ficou conhecido como "coração valente", devido à problemas no coração que quase o fez abandonar a carreira. O Atlético tinha vantagem sobre o Santos até a penúltima rodada, onde perdeu para o Vasco no Rio de Janeiro. O time com seu artilheiro pipocou no brasileiro deste ano. Depois disso, o jogador foi para o Japão fazer a vida.





Brasileirão 2005
Campeão: Gambás
Artilheiro: Romário (Vasco) - 22 gols



No ano em que o campeonato ficou conhecido por Roubrasileirão, os gambás foram campeões, com ajuda do dinheiro sujo da máfia russa, trazido nas mãos do sumidaço Kia. Neste ano, o Vasco conseguiu fazer seu artilheiro, Romário, que pra lá dos 40 anos foi artilheiro com méritos do campeonato, conseguindo no ano seguinte com muito custo seu milésimo gol, sobre o Sport Recife em São Januário. Romário após o feito, foi sumindo vagarozamente, até abandonar a carreira.




Brasileirão 2006
Campeão: Bambi
Artilheiro: Souza (Goiás) - 17 gols




A camisa não é essa, Souza foi artilheiro do campeonato de 2006 pelo Goiás, mas sua insignificância como artilheiro foi tamanha que não consegui achar uma foto sua com a camisa da equipe goiana. Depois da artilharia, Souza transferiu-se para o Flamengo, Turquia e agora é jogador dos gambás. Sua performance este ano provou seu faro de gol, pois no ano todo marcou apenas 2 gols, sendo um de penalti. Detalhe: na era dos pontos corridos, foi o artilheiro com a menor quantidade de gols.


Brasileirão 2007
Campeão: Bambi
Artilheiro: Josiel ( Paraná Clube) - 20 gols





Nem precisa dizer muita coisa. Josiel foi artilheiro de 2007 e seu time foi rebaixado juntamente com os gambás. Depois disso fez a alegria dos empresários, sendo vendido para a europa e depois com uma rápida e péssima passagem pelo Flamengo, onde formou o ataque "Josina", combinação de Josiel com Obina. Uma explosão de raiva para a torcida urubú.



Brasileirão 2008
Campeão: Bambi
Artilheiros: Keirrison (Coritiba), Washington (Fluminense), Kléber Pereira (Santos) - 21 gols







Ano passado foi uma tripla artilharia, encabeçada por Keirrison, Washington e Kléber Pereira.
Keirrison veio para o Palmeiras consagrado pela artilharia e com a panca de um novo craque, sendo comparado por aqui pelo Evair. Com o tempo percebemos que o garoto mal orientado pelos empresários não passa de um marionete. Hoje esquenta banco no Benfica, enquanto que no Brasil pegou o apelido de Pipok9.




Washington conhecido como pé frio, pois nunca é campeão e costuma ser sempre vice, suou muito para tirar o pobre fluzinho do rebaixamento, coisa que o Fred este ano dificilmente conseguirá fazer. Este ano Washington já esquentou o banco dos bambis.


Kléber Pereira já passou da data de validade. Ele não suporta mais o Santos e acredito que o Santos também não vê a hora de vencer seu contrato.




Este ano quem está na frente da artilharia é Adriano (Flamengo) e Diego Tardelli (Atlético mg)com 16 gols e em seguida Alecsandro (Internacional) com 15 gols. Se a história for reescrita este ano, teremos Palmeiras campeão, pois não possui nenhum artilheiro no campeonato, seguido pelo vice os bambis, visto que Washington já acostumou-se com vice-campeonatos e depois os outros.




Tomara que a história realmente seja reescrita.

Nenhum comentário: