quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Novos tempos...

Percebo que nosso mundo está passando por um período de intensas transformações. Por isso, peço licença à alguns leitores do blog para discutir estas transformações, deixando o futebol para o final deste post.

Já está evidente há alguns anos a importância de algumas mulheres no cenário político mundial. Algumas inclusive ocupando cargos politicamente importantes em seus países, tais como: Michelle Bachelet (Chile), Angela Merkel (Alemanha), Cristina de Kirchner (Argentina), dentre outras.

Continuando na área política, vimos no Brasil um nordestino operário ser presidente no nosso país. Confesso que nunca fui fã do Lula que faz um governo de nota mediana, tendo muita sorte de pegar um país com certa estabilidade e não passou tantas crises (tequila, tigres asiáticos e Rússia no governo FHC, por exemplo), mas sem entrar no mérito do governo e sim na excentricidade de ter um homem vindo do povo assumindo o comando do país.

Agora vimos na maior potência (bélica e financeira) mundial a eleição de um "colored" (negro). Não estou aqui fazendo apologia ao racismo (inclusive porque sou moreno), mas como no caso do Lula é algo que destoa de tudo o que aconteceu na história daquele país.

Acho muito importante toda essa mudança que vem ocorrendo no cenário político mundial. Já é um bom sinal que a discriminação contra as minorias, seja ela mulher (que não é minoria assim), nordestino pobre e do negro, vai ficando tudo no passado e que a igualdade entre as pessoas que nunca existiu realmente na prática (só existia na teoria das leis), está mudando os conceitos de nossa sociedade.

Dito tudo isso, já passou da hora de haver mudanças drásticas na administração dos clubes de futebol. É inadmissível que nossos clubes de futebol (seja ele qual for) viva dependendo de favores do governo para organização de suas dívidas.

Na minha opinião as eleições para presidente de clube deve ser direto dos associados (e com o carnê em dia). Mandato de 3 anos com direito à apenas uma reeleição. Remuneração para todos os membros da diretoria e em caso de má administração, cobrar financeiramente os prejuizos causados pelo mal uso dos recursos.

E voltando nas mudanças que vem ocorrendo, deveria haver novas pessoas atuando no clube. Chega do "mais do mesmo". Caras novas trabalhando com a experiência é o necessário para arejar a administração do clube. Em tempos de dificuldade, a criatividade faz-se necessário, ainda mais na pindaíba que vivem os clubes.

Mantendo a linha de novos tempos, acho que é melhor um técnico-técnico (que vive o dia-a-dia dos jogadores e realmente treina, do que um técnico-faz tudo (que fica ocupado com faculdade, empresários e comentários de TV). O profissional têm de ficar focado nas obrigações a que foi contratado, deixando todo o resto caso necessário para algém que o ajude.

Pensei em escrever tudo isso em tons mais agressivo, mas acho q ter sido mais ameno poderá ajudar a quem leia o post a refletir mais sobre o assunto.

Nenhum comentário: