quinta-feira, 2 de julho de 2009

O Pensamento Único

Um dos maiores problemas de nossa sociedade chama-se Pensamento Único, onde existe apenas uma verdade e o que é políticamente correto cada vez ocupa mais espaço no linguajar e maneira de agir.

Hoje não existem mais cegos, mas deficientes visuais.

Não existem os pernetas ou mancos, mas os deficientes físicos.

Tucanaram tudo!

Chamar alguém de macaco devido à cor da pele, pode causar transtornos imensos, mesmo num ambiente onde xingar a mãe da profissão mais antiga da humanidade tornou-se corriqueira.

Procuram-se cada vez mais profissionais robotizados, que até pode ter ideias interessantes, desde que fique tudo dentro da hierarquia, pois se sair disso, pode ter represálias do superior imediato.

Os jogadores também entraram com tudo neste mal. Nada de entrevistas polêmicas, pois pode-se estimular o adversário. São todos certinhos e criaram até um código de ética, onde um jogador não pode driblar muito, pois corre o risco de ter uma perna fraturada.

Por isso amamos jogadores como Edmundo e Marcão (o goleiro, claro), pois dizem o que realmente pensam, sem se preocuparem muito com o politicamente correto. Quem não se divertiu com a reboladinha do Edmundo contra o o Botafogo de Gonçalves num lance que ficou na história. Qual torcedor alviverde não vibrava quando o mago Valdívia dava chutes ao vento e enganava o adversário. Qual torcedor seja ele gambá ou não, ria do Vampeta chamando os bambis de bambi.

Se continuar neste rítmo, o futebol continuará muito chato. Hoje em dia não se pode nem agredir outro jogador em paz que o tribunalzinho dá um jeito de aparecer. Ontem teve muitos torcedores de muitos outros times que gostariam de estar no lugar do D'Alessandro e dar uns tapas no Cristian e Wiliam.

Não quero jogadores certinhos, quero jogadores que driblam, que tenham pensamentos próprios e que assumam a responsabilidade. Quero um cara que saia a noite, tome sua cerveja em paz, coma a mais gostosa das marias-chuteiras e num jogo importante vai lá e faz seu gol, dedicando aos torcedores. Jogador certinho que faz uns golzinhos contra times fracos, não criam polêmicas, mas depois mandam um pé na bunda da torcida e vai embora, não quero mais não.

O futebol anda tão chato que o maior ídolo do país é um cara branquinho e sorridente que joga um futebol objetivo e de força. Sim, é o Kaká que estou falando. A Tv do Pensamento Único elegeu nosso novo ídolo, goste dele ou não. Para que gostar de um cara carismático e que joga um futebol divertido como Valdívia ou Ronaldinho Gaúcho, se temos um Kaká que corre que nem um louco e faz as meninas delirarem?

Nossa principal rede de TV aberta pensa por todos. Os telespectadores não precisam possuir cérebros, pois a TV pensa por eles. A moda agora é usar roupas indianas e tenham certeza que nos cartórios estarão registrando vários nomes de personagens da novela do horário nobre.

Se o narrador de determinado jogo falar que é penalti, é penalti, não precisa discutir. Se disserem que a torcida organizada é o mal do futebol, todos vão acreditar, pois quem vai ouvir aquela massa alienada que só quer saber de violência? Mesmo que façam um belo papel social e trabalham com o lúdico no carnaval, para as Tvs, eles não passam de uma massa de manobra dos presidentes dos clubes.

Mas o que me deixou mais indignado é receber críticas da minha própria torcida quando elogiei algo de positivo que vi nos gambás. Só porque sou torcedor alviverde perdi o direito de criticar o que não acho legal de meu time e ver algo de bom no rival? Não vejo mal em analisar pontos positivos dos concorrentes, pois podemos usar de exemplo e com a capacidade de tentar aprimorar, trazendo resultados ainda mais satisfatórios.

Peço aos torcedores e leitores deste blog, que pensem bem nestas linhas que acabaram de ler, pois não quero que nenhum de voces façam parte do dito Pensamento Único, senão chegarei à conclusão que serei eu o errado, não o mundo.

Nenhum comentário: