sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Maradona - O Grande


Antes do desenvolvimento do post, gostaria de deixar claro que este blogueiro detesta o lugar comum. Não considero os argentinos inimigos e aprecio demais o futebol praticado por nossos vizinhos.

Não vi Pelé jogar, exceto quando apresentam jogos do passado, como a final contra os italianos em 1970. Ao contrário, vi demais o futebol do argentino e ele jogou demais! Inclusive, as vezes tenho a impressão que foi o Pelé que iniciou o politicamente correto, sendo um exemplo quando ele fez o seu milésimo gol, dedicando às criancinhas. Pareceu-me muito político.

Ao contrário de Pelé, Maradona representa tudo aquilo que o futebol tem de melhor, que é a habilidade, genialidade, ironia, polêmica e irreverência. Realmente ele foi 10!

Alguns podem dizer que ele não foi um bom exemplo, por conta do uso das drogas. Como diz o ditado popular, errar é humano e ele pagou pelos seus erros, sendo afastado, ridicularizado e até mesmo humilhado. Apesar de tudo isso, Maradona ainda é amado pelo povo argentino. O futebol ainda pulsa.

Lembro-me bem da carreira do argentino na Copa de 86 e 90, onde era o grande astro, mas principalmente no futebol italiano, pois em seus tempos de Nápoli, mudou o status do time para um patamar maior.

Amanhã Diego Maradona fará 50 anos. Parabéns por sua meia década de vida. Que tenha muitos anos de vida e principalmente, continue sendo politicamente incorreto.

O futebol ainda vive!

Nenhum comentário: