segunda-feira, 13 de abril de 2009

O Futebol e a Hipocrisia


Nada me deixa mais enojado que a santidade da mídia. Assisti ao jogo dos gambás contra os bambis e torci descaradamente pra gambazada, vibrando inclusive com o gol do Cristian. Naquele momento não percebi o que ele fez, vendo mais tarde na Sportv e tendo os comentaristas cheios de dedos para comentar o lance.

Achei que aqueles comentaristas falavam daquela maneira por conta da idade, mas prestando atenção em tudo o que houve de ontém até agora, percebo que o problema não é o sinal dos dedos, mas para quem ele foi direcionado.

Pouco me importa se a bambizada gosta ou não de dar o rabo, como também me importa menos ainda se o Cristian mandou a bicharada tomar naquele lugar, a única coisa que de fato me importa é que estes pseudo-jornalistas e seus sub-torcedores alienados, não transformem o futebol que é algo excepcional, num jogo cinza, sem graça.

Já me irrita demais as entrevistas padronizadas, onde nada é dito, onde o respeito só existe pra não motivar o rival, não incitar as torcidas, seja para o bem ou para o mal.

Vi jornalista dizer que o filho copiou o sinal e perguntou o que significa e o infeliz ficou sem graça em explicar. Como se o moleque não vai aprender nas ruas, nas escolas, inclusive porque até numa escola de padres, ele vai aprender o significado daquele dedo em riste.

Eu quero é a sinceridade, mesmo que seja no pior dos sentidos, mas que seja a verdade. Gostava das declarações do Vampeta, das tiradas do Edmundo, no humor do Túlio e Edílson, na vibração do Felipão. Jogadores sem sal como Kaká e o 10 bichístico não dá. Que abram logo o templo deles e comecem a procurar seus fiéis.

Burricy é muito chato, apelativo e aborrecido. Mas sua declaração afirmando que bambis e Palmeiras chegarão às finais com certeza vai estimular a gambazada, mas teve peito em afirmar e já serviu para dar uma animada para a semana.

Não gosto de declarações de dirigentes, pois destes esperamos mais seriedade. Declarações como o piloto colorido de autorama, só servem para disseminar o ódio, ou como o presidente dos bambis cariocas que pra iniciar ironizou a quantidade de neurônios femininos e pra terminar dizendo que a urubuzada treme quando se encontram. Você faria uma cirurgia de coração com um imbecil destes?

Ainda bem que possuímos um presidente sério e que está lá apenas pra dar um caminho para o clube que dirige. Acertando ou errando é este seu norte.

Brincadeiras e declarações polêmicas que fiquem apenas entre técnicos e jogadores, nunca esquecendo que o tudo isso é feito para o principal do espetáculo, que são os torcedores.

Se o Adriano bebe, fuma ou cheira, o problema é dele, que seja um problema dele e da família dele. Se o Ronaldo vai para o puteiro com a diretoria, o problema é dele também, apesar que neste caso o que rendeu mais foi por conta de alguns jornalistas que não foram convidados, ao contrário do global.

Cristian pediu desculpas públicas por conta da suspensão que infelizmente irá tomar. Mas não fez nada demais. Fez o que o calor do jogo pediu, nada além disso.

Nenhum comentário: